RACIOCÍNIO LÓGICO
Lógica
Existem muitas definições
para a palavra “lógica”, porém no caso do nosso estudonão é
relevante um aprofundamento nesse ponto, é suficiente apenas discutir alguns
pontos de vista sobre o assunto. Alguns autores definem lógica como sendo a “Ciência
das leis dopensamento”, e neste caso existem divergências com essa
definição, pois o pensamento é matéria estudada na Psicologia, que é uma
ciência distinta da lógica (ciência).
SegundoIrving Copi,
uma definição mais adequada é: “A lógica é uma ciência do raciocínio”,
poisa sua ideia está ligada ao processo de raciocínio correto e incorreto que
depende da estrutura dos argumentos envolvidos nele. Assim concluímos que a
lógica estuda as formas ou estruturas do pensamento, isto é, seu propósito é
estudar e estabelecer propriedades das relações formais entre as proposições.
Veremos nas próximas linhas
a definição do que venha a ser uma proposição, bemcomo o seu cálculo
proposicional antes de chegarmos ao nosso objetivo maior que é estudar as
estruturas dos argumentos, que serão conjuntos de proposições denominadas premissasou
conclusões.
DEFINIÇÃO:
Proposição:
Chamaremos de proposição ou
sentença, a todo conjunto de palavras ou símbolos queexprimem um pensamento de
sentido completo.
Sendo assim, vejamos os
exemplos:
a) O curso Pré-Fiscal fica em
São Paulo.
b) O Brasil é um País da
América do Sul.
c) A Receita Federal pertence
ao poder judiciário.
Evidente que você já
percebeu que as proposições podem assumir os valores falsos ou verdadeiros,
pois elas expressam a descrição de uma realidade, e também observamos que uma
proposição representa uma informação enunciada por uma oração, e portanto pode
ser expressa por distintas orações, tais como:
“Pedro é maior que Carlos”, ou podemos expressar
também por “Carlos é menor que
Pedro”.
Em resumo, teremos dois
princípios no caso das proposições:
1 – Princípio da
não-contradição:
Uma proposição não pode ser
verdadeira e falsa simultaneamente.
2 – Princípio do Terceiro Excluído:
Uma proposição só pode ter
dois valores verdades, isto é, é verdadeiro (V) ou falso (F), não podendo ter
outro valor.
Logo, voltando ao exemplo
anterior temos:
a) “O Curso Pré-Fiscal fica em
São Paulo”é um proposição verdadeira.
b) “O Brasil é um País da
América do Sul” é uma proposição verdadeira.
c) “A Receita Federal pertence
ao poder judiciário”, é uma proposição falsa.
As proposição serão
representadas por letras do alfabeto:
a, b, c, . . . , p, q, . .
.
As proposições simples
(átomos) combinam-se com outras, ou são modificadas por alguns operadores
(conectivos), gerando novas sentenças chamadas de moléculas.
Os conectivos serão
representados da seguinte forma:
Ù corresponde a “e”
Ú corresponde a “ou”
Þ corresponde a “então”
Û corresponde a “se somente se”
Sendo assim, a partir de
uma proposição podemos construir outra correspondente com a sua negação; e com
duas ou mais, podemos formar:
• Conjunções:
a Ùb(lê-se: a
e b)
• Disjunções:
a Úb(lê-se: a
ou b)
• Condicionais:
a Þb(lê-se: se
a então b)
•Bicondicionais:
a Ûb(lê-se: a
se somente se b)
Exemplo:
Seja a sentença:
“Se Cacilda é estudiosa
então ela passará no AFRF”
Sejam as proposições:
p = “Cacilda é
estudiosa”
q = “Ela passará no
AFRF”
Daí, poderemos representar
a sentença da seguinte forma:
Se p então q ( ou p Þq )
TABELA VERDADE
Representaremos então o
valor lógico de cada molécula com seu respectivo conectivo.
a.
Valor verdade de NP
P
|
|
V
|
F
|
F
|
V
|
A negação da proposiçãoNP é a proposição P, de maneira que se P é verdade entãoNP é falso, e vice-versa.
b.Valor verdade de PÙQ
P
|
Q
|
PÙQ
|
V
|
V
|
V
|
V
|
F
|
F
|
F
|
V
|
F
|
F
|
F
|
F
|
O valor verdade da molécula PÙQ é tal que VAL (PÙQ) é verdade se somente se
VAL
(P) e VAL (Q) são verdades.
c. Valor verdade de PÚQ
P
|
Q
|
PÚQ
|
V
|
V
|
V
|
V
|
F
|
V
|
F
|
V
|
V
|
F
|
F
|
F
|
O valor verdade da molécula PÚQ é tal que VAL (PÚQ) é falso se somente se VAL
(P)
e VAL (Q) são falsos.
d. Valor verdade de P ÞQ
P
|
Q
|
P ÞQ
|
V
|
V
|
V
|
V
|
F
|
F
|
F
|
V
|
V
|
F
|
F
|
V
|
O valor verdade da molécula PÞQ é tal que VAL (PÞQ) = F se somente seVAL (P) = V e VAL (Q) = F
a a Ù b a Ú b a Þb a Ûb
e. Valor verdade de PÛQ
P
|
Q
|
PÛQ
|
V
|
V
|
V
|
V
|
F
|
F
|
F
|
V
|
F
|
F
|
F
|
V
|
O valor verdade da molécula PÛQ é tal que VAL ( PÛQ ) = V se somente seVAL (P) e VAL (Q) tem os mesmos valores verdades.
Então teremos a tabela
verdade completa da seguinte forma:
Moléculas
|
N a
|
a Ù b
|
a Ú b
|
a Þ b
|
a Û b
|
|
a
|
b
|
|||||
V
|
V
|
F
|
V
|
V
|
V
|
V
|
V
|
F
|
F
|
F
|
V
|
F
|
F
|
F
|
V
|
V
|
F
|
V
|
V
|
F
|
F
|
F
|
V
|
F
|
F
|
V
|
V
|
Exemplo
Determinar o valor verdade
da sentença (PÙQ) ÞR
Sabendo que VAL (P) = V, VAL (Q) = V e VAL (R) = F
Solução
P
|
Q
|
R
|
PÙQ
|
(PÙQ) ÞR
|
V
|
V
|
V
|
V
|
V
|
V
|
V
|
F
|
V
|
F
|
V
|
F
|
V
|
F
|
V
|
F
|
V
|
V
|
F
|
V
|
V
|
F
|
F
|
F
|
V
|
F
|
V
|
F
|
F
|
V
|
F
|
F
|
V
|
F
|
V
|
F
|
F
|
F
|
F
|
V
|
Logo analisando a tabela
acima temos VAL ((PÙQ)ÞR) = F
6
EXERCÍCIOS
a.
Determine o valor verdade da sentença
b.Sabendo-se que
VAL(A) = V, VAL(B) = F e VAL (C) = V
Resposta:
Obs.: Doravante nos
exercícios usaremos a notação VAL(X) para representar o valor verdade de X.
b. Determinar o valor
verdade da sentença
Sabendo que:
VAL(A) = V, VAL(B) = F, VAL(C) = F, VAL(D) = V
Resposta:
TAUTOLOGIA
São moléculas que possuem
cada uma delas o seuvalor verdade sempre verdadeiro independentemente dos
valores lógicos das proposições (átomos) que as compõem.
Exemplo
a.(p Þq) Û ( NpÚq) é uma tautologia pois
p
|
q
|
p Þq
|
(NpÚq)
|
(p Þq) Û ( NpÚq)
|
V
|
V
|
V
|
V
|
V
|
V
|
F
|
F
|
F
|
V
|
F
|
V
|
V
|
V
|
V
|
F
|
F
|
V
|
V
|
V
|
CONTRADIÇÕES
São moléculas que são
sempre falsas, independentemente do valor lógico das proposições
(átomos).
7
Exemplo
a.
pÛ Np é uma contradição pois
p
|
Np
|
pÛ Np
|
V
|
F
|
F
|
F
|
V
|
F
|
CONTINGÊNCIA
São moléculas em que os
valores lógicos independem dos valores das proposições(átomos)
EQUIVALÊNCIA LÓGICA
Duas moléculas são
equivalentes se elas possuem as mesmas tabelas verdade.
Exemplo
pÞq é equivalente a NpÚq
p
|
q
|
p Þq
|
NpÚq
|
V
|
V
|
V
|
V
|
V
|
F
|
F
|
F
|
F
|
V
|
V
|
V
|
F
|
F
|
V
|
V
|
ARGUMENTOS
Argumento é um conjunto de
proposições com uma estrutura lógica de maneira tal que algumas delas acarretam
ou tem como consequência outra proposição.
Isto é, o conjunto de
proposições p1, p2, p3, . . . , pnque tem como consequência
outraproposição q.
Chamaremos as proposiçõesp1, p2, p3, . . . , pnde premissas do argumento, e aproposiçãoq de conclusão do argumento.
Podemos representar por:
p1
p2
p3
.
.
.
Pn
_________
\ q
Exemplos:
1. Se eu passar no
concurso, então irei trabalhar.
Passei no concurso
_______________
\ Irei Trabalhar
|
2. Se ele me ama então casa
comigo.
Ele me ama
__________________
\ Ele casa comigo
|
3. Todos os brasileiro são
humanos.
Todos os paulistas são brasileiro.
______________________________
\ Todos os paulistas são humanos
|
Se o Palmeiras ganhar o
jogo, todos os jogadores receberão o bicho.
Se o Palmeiras não ganhar
o jogo, todos os jogadores receberão o bicho .
__________________________________
\ Todos os jogadores
receberão o bicho
|
NOTAÇÃO: No caso geral
representaremos os argumentos escrevendo as premissas e separando por uma barra
horizontal seguida da conclusão com três pontos antes.
Veja exemplo
Premissa: Todos os sais de sódio
são substâncias solúveis em água.
Todos os sabões são sais
de sódio
__________________________________
Conclusão:
\ Todos os sabões são
substâncias solúveis em água.
|
9
VALIDADE DE UM ARGUMENTO
Conforme citamos
anteriormente uma proposição é verdadeira ou falsa. No caso de um argumento
diremos que ele é válido ou não válido.
A validade é uma
propriedade dos argumentos dedutivos que depende da forma (estrutura)lógica das
suas proposições (premissas e conclusões) e não do conteúdo delas.
Sendo assim podemos ter as
seguintes combinações para os argumentos válidos dedutivos:
a) Premissas verdadeiras e
conclusão verdadeira.
Exemplo:
Todos
os apartamentos são pequenos. ( V )
Todos
os apartamentos são residências. ( V )
\ Algumas residências são pequenas. ( V )
|
b) Algumas ou todas as
premissas falsas e uma conclusão verdadeira. Exemplo:
Todos
os peixes têm asas. ( F )
Todos
os pássaros são peixes. ( F )
\ Todos os pássaros têm asas. ( V )
|
c) Algumas ou todas as
premissas falsas e uma conclusão falsa. Exemplo:
Todos
os peixes têm asas. ( F )
Todos
os cães são peixes. ( F )
\ Todos os cães têm asas. ( F )
|
Todos os argumentos acima
são válidos, pois se suas premissas fossem verdadeiras então as conclusões
também as seriam.
Podemos dizer que um
argumento é válido se quando todas as suas premissas são verdadeiras acarreta
que sua conclusão também é verdadeira. Portanto, um argumento é não válido se
existir a possibilidade de suas premissas serem verdadeiras e sua conclusão
falsa.
Observe que a validade do
argumento depende apenas da estrutura dos enunciados.Exemplos:
Todas
as mulheres são bonitas.
Todas
as princesas são mulheres.
\ Todas as princesas são bonitas.
|
Observe que não precisamos
de nenhum conhecimento aprofundado sobre o assunto para concluir que o
argumento acima é válido. Vamos substituir mulheres, bonitas e princesaspor A,
B e C respectivamente e teremos:
Todos
os A são B.
Todos
os C são A.
\ Todos os C são B.
|
Logo o que é importante é a
forma do argumento e não o conhecimento de A, B e C, isto é, este argumento é
válido para quaisquer A, B e C e portanto a validade é consequência da forma do
argumento. O atributo Validade aplica-se apenas aos argumentos dedutivos.
ARGUMENTOS DEDUTIVOS E INDUTIVOS
Os argumentos são divididos
em dois grupos:
• dedutivos
• indutivos
O argumento será dedutivo
quando suas premissas fornecerem prova conclusiva da veracidade da conclusão,
isto é, o argumento é dedutivo quando a conclusão é completamente derivada das
premissas. Exemplo:
Todo
ser humano têm mãe.
Todos
os homens são humanos.
\ Todos os homens têm mãe.
|
1
O argumento será indutivo
quando suas premissas não fornecerem o apoio completo para ratificar as
conclusões. Exemplo:
O
Flamengo é um bom time de futebol.
O
Palmeiras é um bom time de futebol.
O
Vasco é um bom time de futebol.
O
Cruzeiro é um bom time de futebol.
\ Todos os times brasileiros de futebol são bons.
|
Portanto nos argumentos
indutivos a conclusão possui informações que ultrapassam as fornecidas nas
premissas. Sendo assim, não se aplica, então, a definição de argumentosválidos
ou não válidos para argumentos indutivos.
ARGUMENTOS DEDUTIVOS VÁLIDOS
Vimos então que a noção de
argumentos válidos ou não válidos aplica-se apenas aosargumentos dedutivos, e
também que a validade depende apenas da forma do argumento e não dos
respectivos valores verdades das premissas. Vimos também que não podemos ter um
argumento válido com premissas verdadeiras e conclusão falsa. A seguir exemplificaremos
alguns argumentos dedutivos válidos importantes.
O primeiro argumento
dedutivo válido que discutiremos chama-se “afirmação do antecedente”, (também
conhecido como modus ponens).
Então vejamos:
Se
José for reprovado no concurso, então será demitido do serviço.
José
foi reprovado no concurso.
\ José será demitido do serviço.
|
Este argumento é
evidentemente válido e sua forma pode ser escrita da seguinte forma:
Se
p então q.
P
___________
\ q
|
ou
p Þ q
p
______
\ q
|
12
Outro argumento dedutivo
válido é a “negação do consequente” (também conhecido como modus tollens).
Obs.: Vimos nas páginas
anteriores que pq é equivalente a q p. Esta equivalência
é chamada de
contra-positiva. Exemplo:
“Se ele me ama, então casa
comigo” é equivalente a “Se ele não casa comigo, então ele não me ama”.
Então vejamos o exemplo do
modus tollens.
•
Se aumentamos os meios de pagamentos, então haverá inflação.
• Não
há inflação
\ Não aumentamos os meios de pagamentos.
|
Este argumento é
evidentemente válido e sua forma pode ser escrita da seguinte maneira:
• Se
p então q.
• Nq
____________
\ Np
|
ou
p Þq
• Nq
___________
\ Np
|
Existe também um tipo de
argumento válido conhecido pelo nome de dilema. Geralmenteeste argumento ocorre
quando alguém é forçado a escolher entre duas alternativas indesejáveis.
Exemplo:
João se inscreveu no
concurso de MS, porém não gostaria de sair de São Paulo, e seus
colegas de trabalho estão
torcendo por ele.
Eis o dilema de João:
• Ou João passa ou não
passa no concurso.
– Se João passar no concurso vai ter que ir embora de São Paulo.
– Se
João não passar no concurso ficará com vergonha diante dos colegas de trabalho.
\Ou João vai embora de São
Paulo ou João ficará com vergonha dos Colegas de trabalho.
13
Este argumento é
evidentemente válido e sua forma pode ser escrita da seguinte maneira:
ou p ou q
• Se
p, então r
• Se
q, então s
\ou r ou s
ou (
p Ù q )Ú( q Ù p )
p Þr
q Þs
\( r Ù s )Ú( r Ùs )
ARGUMENTOS DEDUTIVOS NÃO VÁLIDOS
Os argumentos dedutivos não
válidos podem combinar verdade ou falsidade das premissasde qualquer maneira
com a verdade ou falsidade da conclusão.
Assim podemos ter, por
exemplo, argumentos não-válidos com premissas e conclusões verdadeiras, porém
as premissas não sustentam a conclusão.
Exemplo:
Todos
os mamíferos são mortais. ( V )
Todos
os gatos são mortais. ( V )
\ Todos os gatos são mamíferos. ( V )
|
Este argumento tem a forma:
Todos
os A são B
Todos
os C são B
\ Todos os C são A
|
Podemos facilmente mostrar
que este argumento é não-válido, pois as premissas não sustentam a conclusão, e
veremos então que podemos ter as premissas verdadeiras e a conclusão falsa,
nesta forma, bastando substituir A por mamífero, B por mortais e C por cobra.
Todos
os mamíferos são mortais. ( V )
Todos
os as cobras são mortais. ( V )
\ Todas as cobras são mamíferas. ( F )
|
Com as premissas
verdadeiras e a conclusão falsa nunca pode ocorrer que o argumento seja válido,
então este argumento é não-válido, chamaremos os argumentos não-válidos de
falácias.
A seguir examinaremos
algumas falácias conhecidas que ocorrem com muita frequência.
O primeiro caso de
argumento dedutivo não-válido que veremos é o que chamamos de“falácia da
afirmação do consequente”.
Por exemplo:
Se
ele me ama então ele casa comigo.
Ele
casa comigo.
\ Ele me ama.
|
Podemos escrever este
argumento como:
Se
p então q
q
__________
\ p
|
ou
p Þ q
q
\p
|
Este argumento é uma
falácia, podemos ter as premissas verdadeiras e a conclusão falsa.
Outra falácia que ocorre
com frequência é a conhecida por “falácia da negação do antecedente”. Exemplo:
Se
João parar de fumar ele engordará.
João
não parou de fumar.
\ João não engordará.
|
Observe que temos a forma:
Se
p então q
p
\ q
|
15ou
p Þq
p
\ q
|
Este argumento é uma
falácia, pois podemos ter as premissas verdadeiras e a conclusão falsa.
PROPOSIÇÕES UNIVERSAIS E PARTICULARES
As proposições serão
classificadas em:
• universais
• particulares
As proposições universais
são aquelas em que o predicado refere-se a totalidade do conjunto.
Exemplo:
“Todos os homens são
mentirosos” é universal e simbolizamos por “todo S é P”.
Nesta definição incluímos o
caso em que o sujeito é unitário.
Exemplo:
“O cão é mamífero”.
As proposições particulares
são aquelas em que o predicado refere-se apenas a uma parte do conjunto.
Exemplo:
“Alguns homens são
mentirosos” é particular e simbolizamos por “algum S é P”.
PROPOSIÇÕES AFIRMATIVAS E NEGATIVAS
As proposições também se
classificam em:
• afirmativas
• negativas
No caso de negativa podemos
ter:
1. “Nenhum homem é
mentiroso” é universal negativa e simbolizamos por “nenhum S é P”.
2. “Alguns homens não são
mentirosos” é particular negativa e simbolizamos por “algum S não é P”.
No caso de afirmativa
consideramos o item anterior.
Chamaremos então de
proposição categórica na forma típica as proposições dos tipos:
“Todo S é P”, “algum S é
P”, “algum S não é P” e “nenhum S é P”.
Então teremos a tabela:
SILOGISMO CATEGÓRICO DE FORMA TÍPICA
Chamaremos de silogismo
categórico de forma típica (ou silogismo) ao argumento formado por duas
premissas e uma conclusão, de modo que todas as premissas envolvidas são
categóricas de forma típica ( A, E, I, O ).
Teremos também três termos:
• Termo menor – sujeito da
conclusão.
• Termo maior – predicado
da conclusão.
• Termo médio – é o termo
que aparece uma vez em cada premissa e não aparece na conclusão.
Chamaremos de premissa
maior a que contém o termo maior, e premissa menor a que contém o termo menor.
Exemplo:
Todas
as mulheres são bonitas.
Todas
as princesas são mulheres.
__________________________
\ Todas as princesas são bonitas.
|
Termo menor: as princesas
Termo maior: bonitas
Termo médio: mulheres
Premissa menor: todas as
princesas são mulheres.
Premissa maior: todas as
mulheres são bonitas.
ALGUMAS REGRAS PARA A VALIDADE DE UM SILOGISMO:
1. Todo silogismo deve
conter somente três termos;
2. O termo médio deve ser
universal pelo menos um vez;
3. O termo médio não pode
constar na conclusão;
4. Nenhum silogismo
categórico de forma típica que tenha duas premissas negativas é válido.
5. De duas premissas
particulares não poderá haver conclusão;
6. Se há uma premissa
particular, a conclusão será particular;
7. Se há uma premissa
particular negativa a conclusão será particular negativa.
DIAGRAMA DE EULER
Para analisar os
argumentos, poderemos usar o diagrama de Euler.
1. Todo S é P ( universal
afirmativa – A )
2. Nenhum S é P ( universal
negativa – E )
EXERCÍCIOS RESOLVIDOS
01. Três alunos são
suspeitos de não estarem matriculados no Curso de Raciocínio Lógico. O
Aparecido entrevistou os três, para cobrar a matrícula, e obteve os seguintes
depoimentos:
AURO: “Joaquim não pagou e
Cláudia pagou”
JOAQUIM: “Se Auro não
pagou, Cláudia também não pagou”
CLÁUDIA: “Eu paguei, mas
pelo menos um dos outros não pagou”
Pede-se:
1. Exprimir simbolicamente
os depoimentos
2. Identificar os pagantes
e os não pagantes, supondo que todos os depoimentos são verdadeiros
3. Identificar os
mentirosos, supondo que todos pagaram as matrículas.
Solução
a. Sejam as proposições
A = “Auro pagou a
matrícula”
J = “Joaquim pagou a
matrícula”
C = “Cláudia pagou a
matrícula”
Depoimentos
b. Verificamos que se todos
os depoimentos são verdadeiros estamos na terceira linha, logo VAL (A) = V, VAL
(J) = F, VAL (C) = V
Portanto:
Os pagantes são Auro e
Cláudia.
O não pagante é o Joaquim
c. Se todos pagaram a
matrícula temos que VAL(A) = V, VAL(J) = V e VAL(C) = V, logo estamos na
primeira linha, daí os depoimentos mentirosos são do Auro e Cláudia.
02. (ESAF) Se Beto briga
com Glória, então Glória vai ao cinema. Se Glória vai ao cinema, então Carla
fica em casa. Se Carla fica em casa, então Raul briga com Carla. Ora, Raul não
briga com Carla. Logo.
a. Carla não fica em casa e
Beto não briga com Glória.
b. Carla fica em casa e
Glória vai ao cinema.
c. Carla não fica em casa e
Glória vai ao cinema.
d. Glória vai ao cinema e
Beto briga com Glória.
e. Glória não vai ao cinema
e Beto briga com Glória.
Solução
Lembramos que a Contra-positiva
dep®qé equivalente a q ® p.
Daí teremos,
Se Raul não briga com
Carla, então Carla não fica em casa.
Se Carla não fica em casa,
então Glória não vai ao cinema
Se Glória não vai ao
cinema, então Beto não briga com Glória
Logo a única opção correta
é:
a. Carla não fica em casa e
Beto não briga com Glória.
03. (ESAF) Se Carlos é mais
velho do que Pedro, então Maria e Julia tem a mesma idade. Se Maria e Julia tem
a mesma idade, então João é mais moço do que Pedro. Se João é mais moço do que
Pedro, então Carlos é mais velho do que Maria. Ora, Carlos não é mais velho do
que Maria. Então:
a. Carlos não é mais velho do que Leila, e João é mais moço do que
Pedro.
b. Carlos é mais velho que Pedro, e Maria e Julia tem a mesma
idade.
c. Carlos e João são mais moços do que Pedro.
d. Carlos é mais velho do que Pedro, e João é mais moço do que
Pedro.
e. Carlos não é mais velho do que Pedro, e Maria e Julia não tem a
mesma idade.
Solução
Se Carlos não é mais velho
do que Maria, então
João não é mais moço que
Pedro
Se João não é mais moço que
Pedro, então Maria e Julia não tem a mesma idade
Se Maria e Julia não tem a
mesma idade, então
Carlos não é mais velho que
Pedro
Logo, a única opção correta
é:
e. Carlos não é mais velho
do que Pedro, e Maria e Julia não tem a mesma idade.
04. (ESAF) José quer ir ao
cinema assistir ao filme “Fogo Contra Fogo”, mas não tem certeza se o mesmo
está sendo exibido. Seus amigos, Maria, Luis e Julio têm opiniões discordantes
sobre se o filme está ou não em cartaz. Se Maria estiver certa, então Julio
está enganado. Se Julio estiver enganado, então Luis está enganado. Se Luis
estiver enganado, então o filme não está sendo exibido. Ora, ou o filme “Fogo
contra Fogo” está sendo exibido, ou José não ira ao cinema. Verificou-
se que Maria está certa.
Logo,
a. O filme “Fogo contra Fogo” está sendo exibido.
b.Luis e Julio não estão enganados.
c.Julio está enganado, mas Luis não.
d.Luis está enganado, mas Julio não.
e. José não irá ao cinema.
Solução
Se Maria está certa, então Julio
está enganado
Se Julio está enganado,
então Luis está enganado
Se Luis estiver enganado,
então
O Filme não está sendo
exibido.
Ora, ou o filme está sendo
exibido ou José não irá ao cinema.
Logo, concluímos que:
José não irá ao cinema.
Resposta “E”
O texto abaixo refere aos
exercícios de 05 a 08:
Chapeuzinho Vermelho ao
entrar na floresta, perdeu a noção dos dias da semana. A Raposa e o Lobo Mau
eram duas estranhas criaturas que frequentavam a floresta.A
Raposa mentia às segundas, terças e quartas-feiras, e falava a verdade nos
outros dias da semana. O Lobo Mau mentia às quintas, sextas e sábados, mas falava
a verdade nos outro dias da semana.
(Adaptado de Linguagem
Lógica de Iole de Freitas Druck IME - USP- publicado na revista do professor de
Matemática)
05. Um dia Chapeuzinho
Vermelho encontrou o Raposa e o Lobo Mau descansando à sombra de uma árvore.
Eles disseram:
Raposa: Ontem foi um dos
meus dias de mentir.
Lobo Mau: Ontem foi um dos
meus dias de mentir.
A partir dessas afirmações,
Chapeuzinho Vermelho descobriu qual era o dia da semana. Qual era?
22
06. Em outra ocasião Chapeuzinho
Vermelho encontrou o Raposa sozinha. Ela fez as seguintes afirmações:
Eu menti ontem.
Eu mentirei daqui a 3 dias.
Qual era o dia da semana?
07. Em qual dia da semana é
possível a Raposa fazer as seguintes afirmações?
Eu menti ontem.
Eu mentirei amanhã.
08. Em que dias da semana é
possível a Raposa fazer cada uma das seguintes afirmações:
a) Eu menti ontem e eu
mentirei amanhã.
b) Eu menti ontem ou eu
mentirei amanhã.
c) Se menti ontem, então
mentirei de novo amanhã.
d) Menti ontem se e somente
se mentirei amanhã.
Resolução:
Problema 05
– Pela resposta da Raposa,
pode ser 2ª ou 5ª.
– Pela resposta do Lobo
Mau, pode ser 5ª ou domingo.
Portanto, como os dois se
referiam a um mesmo dia da semana, este era quinta-feira.
Problema 06
– Por (1), o dia poderia
ser 2ª ou 5ª.
– Por (2), como a Raposa
mentirá 3 dias depois de hoje, hoje pode ser 2ª, 3º, 4ª, 6ª,
sábado, domingo.
Logo, o dia da semana era
segunda-feira.
Problema 07
– A afirmação (1) pode ser
feita 2ª ou 5ª.
– A afirmação (2) pode ser
feita 4ª e domingo.
Portanto, não existe um dia
na semana em que seja possível a Raposa fazer as duas afirmações.
Problema 08
a. Esta afirmação (que é
uma conjunção) é uma mentira quando alguma das suas componentes for falsa,
logo, como mentira, a Raposa pode afirmá-la 2ª ou 4ª. Por outro lado, ela será
verdadeira somente quando suas duas componentes o forem, logo a Raposa não
poderá afirmá-la em nenhum dia em que fala a verdade.
Resposta: 2ª ou 4ª (compare
este exercício com Problema 05 e explique por que eles são diferentes).
b. Esta afirmação (que é
uma disjunção) é mentirosa quando as suas duas componentes forem falsas, logo a
Raposa não poderá afirmá-la nos dias em que mente. Por outro lado, ela será
verdadeira quando pelo menos uma das suas componentes o for, assim a Raposa
poderá afirmá-la na 5ª ou no domingo.
Resposta: 5ª ou domingo.
c. Esta afirmação (que é
uma implicação), composta de duas outras, só é falsa quando, sendo a primeira
(premissa) verdadeira, a segunda (conclusão) for falsa. Logo, a Raposa poderá
afirmá-la mentirosamente somente na 4ª (na 2ª e na 3ª a afirmação é verdadeira
- tabela verdade). Pelo mesmo motivo acima a Raposa não poderá dizê-lana 5ª,
dia em que fala a verdade. Nos demais dias de verdade ela poderá afirmá-la(6ª,
sábado e domingo), já que, a premissa sendo falsa, a implicação é verdadeira.
Resposta: 4ª, 6ª, sábado ou
domingo.
d. Esta afirmação (que é
uma equivalência) é verdadeira quando suas duas componentes forem verdadeiras
ou quando forem as duas falsas. Assim, ela é uma mentira, dentre os dias em que
a Raposa mente, somente na 2ª ou na 4ª. Dentre os dias em que ela fala a
verdade , ela poderá afirmá-la somente na 6ª ou no sábado.
Resposta: 2ª, 4ª, 6ª ou
sábado.
09. (AFTN/96) Três amigas,
Tânia, Janete e Angélica, estão sentadas lado a lado em um teatro. Tânia sempre
fala a verdade; Janete às vezes fala a verdade; e Angélica nunca fala a
verdade. A que está sentada à esquerda diz: “Tania é quem está
sentada no meio”. A que
está sentada no meio diz: “Eu sou Janete”. Finalmente,
a que está sentada à
direita diz: “Angélica é quem está sentada no meio”. A que está sentada à
esquerda, a que está sentada no meio e a que está sentada à direita são, respectivamente:
a. Janete, Tânia e Angélica
b.Janete, Angélica e Tânia
c. Angélica, Janete e Tânia
d. Angélica, Tânia e Janete
e. Tânia, Angélica e Janete
Solução
Observe que só precisamos
saber que a Tânia diz a verdade, as outras informações sobre Janete e Angélica
não influenciam na solução.
Então vamos raciocinar: Tânia
não pode estar na esquerda e nem no meio, pois senão estaria mentindo. Logo Tânia
está na direita e consequentemente, a Angélica está no meio, conforme a declaraçãode
Tânia. Para acabar, é evidente que Janete está à esquerda.
Resposta “B”
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10. (AFTN/96) José quer ir
ao cinema assistir ao filme “Fogo contra Fogo”, mas não tem certeza se o mesmo
está sendo exibido. Seus amigos, Maria, Luís e Júlio têm opiniões discordantes
sobre se o filme está ou não em cartaz. Se Maria estiver certa, então Júlio
está enganado. Se Júlio estiver enganado, então Luís está enganado. Se Luís
estiver enganado, então o filme não está sendo exibido; Ora, ou o filme “Fogo
Contra Fogo” está sendo exibido, ou José não irá ao cinema. Verificou-
se que Maria está certa.
Logo:
a. o filme “Fogo contra Fogo” está sendo exibido;
b. Luís e Júlio não estão enganados;
c. Júlio está enganado, mas não Luís;
d. Luís está enganado, mas não Júlio;
e. José não irá ao cinema.
Solução
Se Maria está certa, temos:
— Júlio está enganado
— Luís está enganado
— O filme não está sendo
exibido.
Como o filme está sendo
exibido ou José irá ao cinema, temos que:
José não irá ao cinema
Resposta “E”
11. (AFTN/96) Se Nestor
disse a verdade, Júlia e Raul mentiram. Se Raul mentiu, Lauro falou a verdade.
Se Lauro falou a verdade, há um leão feroz nesta sala. Ora, não há um leão
feroz nesta sala. Logo,
a. Nestor e Júlia disseram a verdade
b. Nestor e Lauro mentiram
c. Raul e Lauro mentiram
d. Raul mentiu ou Lauro disse a verdade
e. Raul e Júlia mentiram.
Solução
Não há leão feroz nesta
sala
— Lauro mentiu
— Raul falou a verdade
— Nestor mentiu
Logo Nestor e Lauro
mentiram
Resposta “B”
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12. (AFTN/96) Sabe-se que, na
equipe do X Futebol Clube (XFC), há um atacante que sempre mente, um zagueiro
que sempre fala a verdade e um meio-campista que às vezes fala a verdade e às
vezes mente. Na saída do estádio, dirigindo-se a um torcedor que não sabia o
resultado do jogo que terminara, um deles declarou: “Foi empate” o segundo
disse “Não foi empate” e o terceiro falou “Nós perdemos”. O torcedor reconheceu
somente o meio-campista, mas pode deduzir o resultado do jogo com certeza. A
declaração do meio-campista e o resultado do jogo foram, respectivamente,
a. “Foi empate” / o XFC venceu.
b. “Não foi empate” / empate.
c. “Nós perdemos” / o XFC perdeu.
d. “Não foi empate” / o XFC perdeu.
e. “Foi empate” / empate.
Solução
• Atacante sempre mente
• Zagueiro sempre fala a
verdade
• Meio Campo às vezes mente
e as vezes fala a verdade
E - Empate
NE - Não Empate
P - Perdemos
É fundamental que você não
esqueça que o torcedor reconheceu o Meio Campo e pode deduzir o resultado do
jogo.
então o zagueiro estaria
mentindo quando falasse perdemos.
Daí só resta a
possibilidade 6, onde o atacante disse perdemos e o zagueiro disse nãofoi
empate, logo o XFC venceu e o meio campo disse foi empate (mentira)
Resposta “A”
13. (AFC/96) Se Beto briga
com Glória, então Glória vai ao cinema. Se Glória vai aocinema, então Carla
fica em casa. Se Carla fica em casa, então Raul briga com Carla. Ora, Raul não
briga com Carla.
Logo,
a. Carla não fica em casa e Beto não briga com Glória.
b. Carla fica em casa e Glória vai ao cinema.
c. Carla não fica em casa e Glória vai ao cinema.
d. Glória vai ao cinema e Beto briga com Glória.
e. Glória não vai ao cinema e Beto briga com Glória.
Solução
Se Raul não briga com Carla
Carla não fica em casa
Glória não vai ao cinema
Beto não briga com Glória
Resposta “A”
14. (AFC/96) Três irmãs —
Ana Maria e Cláudia — foram a uma festa com vestidos de cores diferentes. Uma
vestiu azul, a outra branco, e a terceira preto. Chegando à festa, o anfitrião
perguntou quem era cada uma delas. A de azul respondeu:
“Ana é a que está de
branco”. A de branco falou: “Eu sou Maria”. E a de preto disse: “Cláudia é quem
está de branco”. Como o anfitrião sabia que Ana sempre diz a verdade, ele foi
capaz de identificar corretamente quem era cada pessoa. As cores dos vestidos
de Ana, Maria eCláudia eram, respectivamente,
a. preto, branco, azul;
b. preto, azul, branco
c. azul, preto, branco
d. azul, branco, preto
e. branco, azul, preto.
Solução
Basta observar que Ana fala
a verdade, logo ela não poderia estar de Azul e nem de branco, pois senão
estaria mentindo.
Logo Ana está de preto e
como ela mesmo afirmou Cláudia está de branco.
Consequentemente Maria está
de Azul
Resposta “B”
15. (AFC/96) Se Carlos é
mais velho do que Pedro, então Maria e Júlia têm a mesma
idade. Se Maria e Júlia têm
a mesma idade, então João é mais moço do que Pedro.
Se João é mais moço do que
Pedro, então Carlos é mais velho do que Maria. Ora, Carlos não é mais velho do
que Maria. Então,
a. Carlos não é mais velho do que Júlia, e João é mais moço do que
Pedro.
b. Carlos é mais velho do que Pedro, e Maria e Júlia têm a mesma
idade.
c. Carlos e João são mais moços do que Pedro.
d. Carlos é mais velho do que Pedro, e João é mais moço do que
Pedro.
e. Carlos não é mais velho do que Pedro, e Maria e Júlia não têm a
mesma idade.
Solução
Carlos não é mais velho do
que Maria
João não é mais moço do que
Pedro
Maria e Julia não tem a
mesma idade
Carlos não é mais velho do
que Pedro
Resposta “E”
16. Joselias é um cara
estranho, pois mente às quintas, sextas e sábados, mas fala a verdade nos
outros dias da semana. Em qual dos dias da semana não é possível que o Joselias
faça a seguinte afirmação: “Se menti ontem, então mentirei de novo amanhã.”
a. sábado
b. domingo
c. segunda
d. terça
e. quarta
Solução:
Opção correta: B
Veja os dias da semana:
2ª Feira., 3ª Feira, 4ª
Feira, 5ª Feira, 6ª Feira, sábado, domingo.
Joselias mente: 5ª Feira,
6ª Feira e sábado.
Vejamos os valores lógicos
nos dias da semana:
2ª Feira temos, F F–Verdade
(possível)
3ª Feira temos, F F–Verdade
(possível)
4ª Feira temos, F V
–Verdade (possível)
5ª Feira temos, F V
–Verdade (impossível)
6ª Feira temos, V V–Verdade
(impossível)
sábado temos, V F – Falso
(possível)
domingo temos, V F – Falso
(impossível)
Logo a opção correta será
domingo.
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17. Sejam as declarações:
Se o governo é bom então
não há desemprego.
Se não há desemprego então
não há inflação.
Ora, se há inflação podemos
concluir que:
a. A inflação não afeta o desemprego.
b. Pode haver inflação independente do governo.
c. O governo é bom e há desemprego.
d. O governo é bom e não há desemprego.
e. O governo não é bom e há desemprego.
Solução:
Opção correta: E
Se há inflação então há
desemprego.
Se há desemprego então o
governo não é bom.
Logo, o governo não é bom e
há desemprego.
18. Joselias é um cara
estranho, pois mente às quintas, sextas e sábados, mas fala a verdade nos
outros dias da semana. Em qual dos dias da semana não é possível que o Joselias
faça a seguinte afirmação: “Menti ontem se somente se mentirei amanhã.”
a. segunda
b. terça
c. quinta
d. sexta
e. sábado
Solução:
Opção correta: D
Sejam os dias da semana:
2ª Feira., 3ª Feira, 4ª
Feira, 5ª Feira, 6ª Feira, sábado, domingo.
Joselias mente: 5ª Feira,
6ª Feira e sábado.
Vejamos os valores lógicos
nos dias da semana:
2ª Feira, temos: F F –
Verdade (possível)
3ª Feira, temos: F F –
Verdade (possível)
4ª Feira, temos: F V –
Falso (impossível)
5ª Feira, temos: F V –
Falso (possível)
6ª Feira, temos: V V –
Verdade (impossível)
sábado , temos: V F – Falso
(possível)
domingo, temos: V F – Falso
(impossível)
Logo a opção correta será
sexta.
19. Sejam as declarações:
Se ele me ama então ele
casa comigo.
Se ele casa comigo então
não vou trabalhar.
Ora, se vou ter que
trabalhar podemos concluir que:
a. Ele é pobre mas me ama.
b. Ele é rico mas é pão duro.
c. Ele não me ama e eu gosto de trabalhar.
d. Ele não casa comigo e não vou trabalhar.
e. Ele não me ama e não casa comigo.
Solução:
Opção correta: E
Vou trabalhar, então, ele
não casou comigo.
Ele não casou comigo,
então, não me ama.
Logo, ele não me ama e não
casa comigo.
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